A corretora de seguros Howden Harmonia criou uma nova divisão para atender demandas por seguros específicos para empresas que investem em projetos de energia renovável, principalmente para garantir a viabilidade de financiamento das obras. A ideia é atuar em três frentes: colocação de seguros, gerenciamento de riscos e inovação. Com penetração global, a nova área conta com operação no Brasil, Colômbia, Dinamarca e Reino Unido.

Em colocação de seguros, o chamado placement, a corretora passa a disponibilizar portfólio variado de seguros para projetos de energia renovável, com opções para seguros de transporte, riscos de engenharia, perda de receita, responsabilidade civil e riscos operacionais, entre outros. Além disso, o atendimento também inclui contratação de resseguros e serviços de sinistro dedicado.

Em consultoria de gerenciamento de riscos, o serviço ofertado envolve também Due Diligence, processo de investigação de empresas que antecede fusões ou aquisições. Segundo a Howden Harmonia, o gerenciamento de risco é fundamental para viabilizar projetos, tanto para garantir viabilidade de financiamento como para obedecer a cronogramas de investimentos estabelecidos em leilões de energia, por exemplo.

Já na área de inovação, a ideia é desenvolver novos conhecimentos e produtos para os clientes, com o suporte de especialistas, seguradoras parceiras e consultores de mercado, além de criar uma base de dados estratégica, como tecnologias e sinistros do setor de energia. 

“No contexto atual de seguros temos um cenário desafiador, com prêmios elevados, termos e condições restritos e poucas seguradoras especializadas neste segmento”, disse Severin Hegelbach, líder da nova divisão de energia sustentável no Brasil. Segundo ele, a ideia da corretora é oferecer todo o suporte necessário na administração e mitigação dos riscos para projetos de energia solar, eólica (onshore e offshore), hidrelétrica, biomassa, biogás, armazenamento de energia, geotérmica, hidrogênio e energia marítima.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024