Foi inaugurada no dia 4 de março uma miniusina solar fotovoltaica de 1 MW no Parque de Exposições Lídia Calabreta Massi, em Ivinhema, no interior do Mato Grosso do Sul. O empreendimento de geração distribuída foi desenvolvido, executado e gerido pela Solarprime, rede de franquias de integração solar.

O projeto, fruto de investimento do Sicredi - Sistema de Crédito Cooperativo, envolveu a implementação de 2670 módulos solares fotovoltaicos, em uma área total de 1,94 hectare. Sendo a maior usina solar FV da região, sua geração de energia se voltará para a demanda da sede regional do Sicredi e para os seus cooperados.

“Desenvolvemos um projeto que se adequou à realidade do cliente, que são várias agências. Para isso, oferecemos toda a consultoria de locação de área, disposição da usina, os melhores e mais apropriados equipamentos, pensando não só na montagem da usina, mas na alteração a longo prazo. E tudo foi feito com a ideia de uma usina que vai funcionar por 25 anos”, afirmou o desenvolvedor do projeto pela Solarprime, Vitor Sleiman.

Em janeiro deste ano, o Sicredi realizou uma emissão de títulos verdes (green bonds) no exterior para financiar projetos de energia solar fotovoltaica e de eficiência energética no Brasil. A emissão foi feita junto ao BID Invest, membro do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento, no valor de US$ 100 milhões (R$ 542,5 milhões, no câmbio atual).



Mais Notícias FOTOVOLT



Fortaleza sediará congresso mundial de energia solar

Evento da ISES e da Abens reunirá especialistas em tecnologias e políticas de energias renováveis

31/10/2025


Aneel lança sandbox para levar energia a comunidades isoladas

Iniciativa visa testes regulatórios para ampliar acesso em áreas remotas da Amazônia Legal

31/10/2025


ONS lança página sobre curtailment com painel interativo

Nova seção no site reúne dados, relatórios e painel dinâmico com informações atualizadas sobre restrições de geração.

31/10/2025