A siderúrgica Usiminas assinou um contrato de compra de energia (PPA, na sigla em inglês) de 15 anos com a Canadian Solar. Válido a partir de 2025, o PPA envolve 30 MW médios de energia solar fotovoltaica que será produzida pela UFV Morada do Sol, de 381 MWp, em Luziânia, no estado de Goiás. O acordo foi firmado na semana passada pelo presidente da Usiminas, Sergio Leite, e o gerente nacional da Canadian Solar no Brasil, Gustavo Vajda (ambos na foto).

O contrato comprometerá 50% da geração da usina, que tem a construção marcada para começar no primeiro trimestre de 2024 e a promessa de iniciar a operação comercial até janeiro de 2025. A Usiminas afirmou que essa energia solar atenderá a cerca de 12% da sua demanda no País.

O PPA corporativo envolve a entrada da Usiminas como sócia-minoritária do projeto, na figura de autoprodutora, o que garante para a siderúrgica isenção de encargos cobrados a consumidores de energia. Segundo a Canadian Solar, trata-se do seu primeiro contrato assinado com esse formato em que o cliente entra como autoprodutor.

Sob investimento de R$ 1,35 bilhão, o projeto Morada do Sol usará os módulos solares fotovoltaicos bifaciais BiHiKum, de alta eficiência, da Canadian Solar. A estimativa da empresa é a de que a geração anual da usina seja de aproximadamente 790 GWh, equivalente ao consumo anual de aproximadamente 432.700 residências, o que abate 118.500 toneladas de emissões de dióxido de carbono.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024