A rápida evolução da tecnologia de armazenamento aplicada à geração solar tem permitido a criação de sistemas cada vez mais eficientes, exemplificados pelos inversores híbridos, equipamentos on-grid que permitem a conexão de um banco de baterias (diferindo dos usados em aplicações off-grid com baterias). O inversor híbrido promete mais economia e sustentabilidade no uso da energia solar.

O Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia deverá apresentar ainda este ano uma portaria regularizando a utilização dos inversores híbridos no mercado fotovoltaico brasileiro. Trata-se de uma atualização da Portaria nº 004/2021 que, segundo divulgado pela fabricante SMA, aguarda apenas uma data para ser publicada e começar a valer em definitivo.

Atualmente não existe um regulamento para utilização dos inversores híbridos conectados à rede, diz a empresa. A legislação permite apenas a instalação de inversores para fontes renováveis conectadas à rede elétrica, mas a operação com baterias, no modo on-grid ou off-grid, ainda não é regulamentada. Segundo André Gellers, Country Manager da SMA, hoje existem muitos inversores híbridos instalados que não fazem injeção na rede. “Acredito que já passou da hora de termos uma regulamentação que ajude essa tecnologia a contribuir com a geração de energia”, diz.

De olho nesse mercado, a SMA lançou o inversor híbrido Sunny Tripower Smart Energy, com potências de 5 kW, 6 kW, 8 kW e 10 kW, que permite a residências e pequenas empresas usarem a energia fotovoltaica autogerada de forma mais flexível. Um dos benefícios é a redução dos custos de estações de carregamento para veículos elétricos, que podem ser conectados através de interfaces integradas. Com capacidade de carga e descarga rápida, o inversor híbrido trifásico otimiza o aproveitamento da energia da bateria mesmo quando o clima é instável. O fornecimento automático de corrente de backup integrado garante que os equipamentos de consumo continuem a funcionar em caso de apagão. É compatível com baterias acopladas de alta tensão de todos os principais fabricantes, informa a SMA.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024