A comemoração dos cinco anos de atividade em território brasileiro coincide com a implantação da nova linha de produção de módulos fotovoltaicos da BYD Energy. A linha conta com equipamentos de última geração, que permitiram elevar o nível de automação e tecnologia nos processos de fabricação, e também agregou diversas tecnologias aos módulos fotovoltaicos produzidos pela empresa , como multi-busbar, half-cell, 1/3 cut cell, micro-gap e negative-gap.

As novas instalações permitiram também que a fábrica se tornasse compatível com todas as dimensões de células fotovoltaicas já disponíveis no mercado, tornando possível realizar a laminação e o encapsulamento de módulos convencionais ou double-glass. A expansão e transformação dos processos produtivos permitiram à BYD Energy triplicar sua capacidade, atingindo 500 megawatts.

A BYD Energy Brasil iniciou em 27 de fevereiro de 2017 a fabricação de módulos fotovoltaicos em sua planta localizada em Campinas, SP. Mas o grupo já havia chegado ao País em 2015, com uma montadora de ônibus 100% elétricos também em Campinas. Até o momento a BYD já produziu aqui mais de 1,6 milhão de módulos fotovoltaicos e vem consolidando infraestrutura de P&D em parceria com a Unicamp e o Instituto de Pesquisas Eldorado, por meio de incentivos concedidos pelo Padis - Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações.

Em 2022, a empresa prevê que sua produção e comercialização de módulos solares devem dobrar. Assim, no ano passado ampliou a linha ofertada ao mercado, implantou segundo turno na fábrica de Campinas e contratou empregados, contando atualmente com cerca de 500 colaboradores no País. Na Intersolar South America 2021, em São Paulo, apresentou módulos com 450 W, 530 W e 670 W de potência nominal, com eficiência próxima aos 21%, indicados para utilização em sistemas residenciais, agronegócio ou ainda em comércios, indústrias e sistemas isolados da rede.



Mais Notícias FOTOVOLT



Brasil cai no ranking dos maiores mercados fotovoltaicos

Relatório da SolarPower Europe mostra que País adicionou 14,5 GWp em 2025, com queda de 23% ante o acréscimo do ano anterior

26/06/2026


211 projetos solares pedem rescisão do CUST e revogação de outorga

Solicitações de usinas FV somam 9,3 GW. Projetos eólicos (0,3 GW) e de geração térmica (1,9 GW) também pediram anistia

26/06/2026


EPE e ONS publicam requisitos para LRCAP Armazenamento

Publicação está relacionada à Portaria Normativa MME nº 136/2026, que estabeleceu as diretrizes dos leilões

26/06/2026