A operadora de telecomunicações Vivo inaugurou no Distrito Federal uma usina solar fotovoltaica de geração distribuída com potência instalada de 6,93 MWp. O projeto foi implementado e será operado pela Athon Energia, de São Paulo, e foi batizado de Brasília 200.

Instalada na área rural de Paranoá, a usina vai gerar 11 466 MWh/ano, injetando na rede da distribuidora local, a CEB. A geração da nova instalação se soma à da usina Brasília 100, de 4,8 MWp, inaugurada em janeiro deste ano também em Paranoá. As duas juntas atenderão à demanda de todas as 535 unidades consumidoras da Vivo em baixa tensão no Distrito Federal, como lojas, escritórios, antenas e equipamentos de transmissão.

Com este projeto, a Vivo passa a contar 23 usinas de geração distribuída em operação no Brasil, incluindo de outras fontes como o biogás. A meta da empresa, porém, é chegar a 85 usinas, o que atenderá a 89% de todo seu consumo em baixa tensão, suprindo a demanda de mais de 30 mil unidades consumidoras com a geração de aproximadamente 711 mil MWh por ano. Desse total de usinas, nove são no Centro Oeste, sendo duas no Distrito Federal.

Além da estratégia com a geração distribuída para o consumo de baixa tensão e no mercado livre para média e alta tensão, outra frente da Vivo é a aquisição de certificados de energia renovável, os I-Recs, de fonte eólica. Isso fez com que a empresa passasse de um consumo de 26% de fontes renováveis, com GD e mercado livre, para 100% a partir de novembro de 2018, quando passou a comprar os I-Recs.


 



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024