O atual momento favorável da energia solar fotovoltaica distribuída tem atraído cada vez mais empresas e suscitado planos de crescimento. A Marsollar Energia Sustentável, integradora sediada na capital paulista, tem plano de construir uma usina de solo de 75 kWp em Itu, SP, com o objetivo de oferecer locação de cotas a pequenos consumidores da área de concessão da distribuidora CPFL Piratininga. Segundo a diretora Eliana Marsolla, a fase atual é de estruturação jurídica do empreendimento, envolvendo inclusive criação de empresa específica, além de detalhes de projeto e de levantamento de custos ― uma questão em avaliação é se vale a pena a importação direta dos equipamentos. Mas já se decidiu, por exemplo, pelo uso de módulos de maior potência, na faixa dos 600 W ou acima, a bem da maior produtividade. A empresa estima em cerca de R$ 500 mil o investimento em equipamentos e instalação, sem contar o valor do terreno.

Segundo Eliana, a usina será um passo importante para a empresa, que há 18 meses atua na capital e interior do Estado de São Paulo e já tem diversos sistemas distribuídos instalados na faixa de microgeração, a maioria em residências. Para ela, o autoconsumo remoto em consórcio é vantajoso para consumidores que não possam ou não queiram instalar geradores solares exclusivos. “Com o aluguel, o consumidor pode economizar parcela significativa do que gasta hoje com eletricidade: prevemos pelo menos 10% de redução em relação à fatura atual”, diz. E o planejamento da empresa ainda inclui outros projetos de porte similar no futuro, afirma a diretora.

Além de sistemas fotovoltaicos, a Marsollar oferece diversos serviços na área de comunicação e dados, como redes Ethernet e wifi, cabeamento estruturado e CFTV, e ainda projetos elétricos de instalações residenciais e empresariais, adequação de padrão de entrada e aumento de carga. (https://marsollar.com.br/)


 



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024