A geração de energia solar fotovoltaica segue em alta no País. Depois de encerrar 2021 com avanço de 29,3%,a produção desse tipo de eletricidade aumentou 60,9% em janeiro de 2022, de acordo com o levantamento periódico do Boletim InfoMercado Quinzenal

da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE.

Ao todo foram gerados 1134 megawatts médios. O estado com maior participação nesse montante foi a Bahia, com 233 MW médios, seguido por Minas Gerais (163 MW médios), Piauí (90 MW médios), São Paulo (74 MW médios) e Ceará (49 MW médios).

Hoje o Brasil conta com 176 usinas solares fotovoltaicas, a maioria localizada na região Nordeste, onde a incidência solar é boa praticamente o ano inteiro. A capacidade instalada cresceu 83% nos últimos dois anos e atualmente é de 4836 megawatts, volume superior ao que é produzido por uma usina do tamanho de Jirau, no estado de Rondônia, quinta maior usina em capacidade instalada no Brasil.

O Boletim InfoMercado Quinzenal que traz de 1º a 15 de fevereiro de 2022 pode ser acessado via https://www.ccee.org.br/web/guest/dados-e-analises/mercado-quinzenal.



Mais Notícias FOTOVOLT



Cemig inclui baterias em chamada de eficiência energética

Edital prevê R$ 150 milhões para eficientização de instalações consumidoras e também geração de energia solar

16/10/2026


Absae lança estudo Visão 2030 e propõe agenda para integrar armazenamento

Documento aponta prioridades regulatórias, econômicas e institucionais e propõe coordenação nacional pelo CNPE

16/10/2026


Restrição para injetar na rede impulsiona baterias e zero grid

TTS já implantou 27 MW em 25 projetos sem exportação de energia e identifica maior demanda por geração própria com controle e armazenamento

16/10/2026