O próximo Leilão de Energia Nova A-4, previsto para o dia 27 de maio e cuja consulta pública para proposta de edital foi aberta em 10 de fevereiro pela Aneel, será marcado pela presença majoritária da fonte solar.

Entre os 1894 projetos cadastrados para o leilão, com total de 75.250 MW, a fonte solar FV responde por 51.284 MW provenientes de 1263 propostas de usinas.  Na sequência, o destaque fica por conta de 542 projetos eólicos, com  21.432 MW de capacidade, seguidos por 29 térmicas a biomassa com potência total de 1.018 MW e 60 projetos hídricos com 976 MW.

Destaques em número de projetos cadastrados pela EPE, respondendo juntas por 97,35% do total, as fontes solar e eólica, de forma inédita pela proposta do edital, disputarão o leilão em um mesmo produto. A possível contratação será na modalidade por quantidade com prazo de suprimento de 15 anos.

Já os projetos hidrelétricos também serão contratados por quantidade, mas com suprimento de 20 anos, enquanto as termelétricas a biomassa serão as únicas cujos possíveis contratos serão por disponibilidade, com suprimento de 20 anos.

Por conta do maior percentual de projetos solares e eólicos, a região Nordeste, que concentra os maiores investimentos nas fontes, se destaca na distribuição do cadastro do leilão, com aproximadamente 70% do total dos projetos, sendo o estado da Bahia o principal, com 28%, sendo 531 projetos e 19.215 MW. Na sequência, aparecem Rio Grande do Norte (13%), Piauí (11%) e Ceará (8%).

Fora da região, Minas Gerais, com alta competitividade na fonte solar, aparece com 16% do total dos projetos cadastrados, ou seja, 304 projetos e 14.008 MW de potência. Já as térmicas se situam principalmente em estados do Centro-Oeste e Sudeste e as hidrelétricas no Sul e Centro-Oeste.

Interessados em enviar contribuições para a proposta do edital, na Consulta Pública 003/2022, devem enviar até o dia 28 de março e-mail para cp003_2022@aneel.gov.br. A minuta do edital e demais documentos do leilão podem ser acessados no portal da Aneel pelo link www.aneel.gov.br/consultas-publicas).



Mais Notícias FOTOVOLT



Maioria dos módulos fotovoltaicos não entrega potência declarada

Conclusão é resultado de testes da TÜV Rheinland na Ásia e na Europa, que identificaram desacordo em 65,7% dos analisados.

06/06/2025


Brasil chegou a 88,2% de renováveis na matriz em 2024

Segundo o Balanço Energético Nacional 2025, o destaque é a evolução das fontes solar e eólica, que juntas alcançaram 24% da geração total do ano passado.

06/06/2025


Pesquisa promete levar células tandem para a produção em larga escala

Novo processo em duas etapas conseguiu depositar células de perovskita em células de fundo de silício, o que deve viabilizar a produção em larga escala.

06/06/2025