A Maxeon Solar Technologies, de Singapura, ampliou a garantia de serviços para seus módulos solares FV para 40 anos. A nova garantia atende a linha de produtos Back Contact (IBC), que fora dos Estados Unidos e do Canadá são comercializadas sob a marca SunPower Maxeon, e envolvem a qualidade do produto, o desempenho energético e demais serviços necessários. A novidade vale inicialmente para Europa, Oriente Médio, África, Austrália, Japão e México, para clientes comerciais e residenciais.

A garantia de 40 anos vale para cobertura de defeitos relacionados a mão de obra e materiais, garantia de saída de energia e para a manutenção necessária para reparar ou substituir módulos defeituosos. O normal no mercado é a garantia de desempenho energético ser de 25 anos e a relacionada à qualidade do produto de 12 anos, segundo destacou em comunicado a Maxeon.

Ainda de acordo com a empresa, a nova garantia é baseada em estudos de campo externos de mais de 33 milhões de módulos implantados em todo o mundo, operados pela própria Maxeon e por terceiros. Também se baseia em um modelo de física utilizado para determinar o impacto de desempenho esperado ao longo do tempo a partir de simulações de modos de degradação e falha. Pelos estudos, a empresa afirma garantir vida útil até superior a 40 anos para os módulos.

A alta durabilidade garantida, segundo a Maxeon, se deve à tecnologia patenteada da célula IBC e ao design do módulo, que eliminam falhas de interconexão celular e hotspots. Isso proporcionaria proteção robusta contra tensões ambientais e variações de clima ao mesmo tempo em que maximizaria a confiabilidade e a densidade energética. Com essas características, a geração garantida dos módulos seria de no mínimo 98% durante o primeiro ano de operação, seguida por uma degradação máxima anual de 0,25% nos 39 anos seguintes. Isso daria 88,3% de nível de energia garantido no final de 40 anos.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024