A Nissan licenciou uma tecnologia para a APB Corporation que, segundo a empresa, permitirá a produção em massa de baterias de íon de lítio mais baratas e seguras e com maior capacidade de carga. Considerada a próxima geração de baterias de íon de lítio, a nova tecnologia é conhecida como bateria de polímero com estrutura bipolar. "Acreditamos que a ampla adoção dessa tecnologia contribuirá para o cumprimento das metas de desenvolvimento sustentável da ONU e ajudará a realizar uma sociedade sustentável de baixo carbono", afirmou em comunicado Hideki Kimata, vice-presidente da divisão de estratégia corporativa e desenvolvimento de negócios da Nissan. 

A APB, localizada em Tóquio, planeja construir uma fábrica no Japão que usará a tecnologia da Nissan para fabricar esse tipo de baterias. Segundo a Nissan, a tecnologia aumenta a capacidade de carga em relação ao volume da bateria, além de elevar a segurança, substituindo eletrólitos líquidos por polímeros. A estrutura simplificada também reduz os custos, garante a empresa.

Em uma bateria totalmente de polímero com uma estrutura bipolar, o eletrólito líquido e os eletrodos de metal usados nas baterias convencionais são substituídos por polímeros. A parte frontal e traseira da célula da bateria são feitas de um coletor de corrente de polímero.

A expectativa é de que o uso convencional de baterias estacionárias com essa tecnologia promova o uso de eletricidade de baixo custo, como a energia renovável de painéis solares ou eletricidade comprada da rede fora do horário de pico, com um investimento inicial menor. Como resultado, as comunidades locais podem limitar o uso de eletricidade nos horários de pico e usar a energia de maneira mais estável e eficiente, além de reduzir o risco de blecautes devido a desastres ou falhas técnicas e contribuir para um fornecimento de energia mais seguro e limpo, projeta a empresa.

A Nissan começou a pesquisar e desenvolver baterias de íons de lítio no início dos anos 1990. Em 1997, lançou o modelo Prairie Joy EV, que começou a ser instalado em carros elétricos comerciais.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025