A Nissan licenciou uma tecnologia para a APB Corporation que, segundo a empresa, permitirá a produção em massa de baterias de íon de lítio mais baratas e seguras e com maior capacidade de carga. Considerada a próxima geração de baterias de íon de lítio, a nova tecnologia é conhecida como bateria de polímero com estrutura bipolar. "Acreditamos que a ampla adoção dessa tecnologia contribuirá para o cumprimento das metas de desenvolvimento sustentável da ONU e ajudará a realizar uma sociedade sustentável de baixo carbono", afirmou em comunicado Hideki Kimata, vice-presidente da divisão de estratégia corporativa e desenvolvimento de negócios da Nissan. 

A APB, localizada em Tóquio, planeja construir uma fábrica no Japão que usará a tecnologia da Nissan para fabricar esse tipo de baterias. Segundo a Nissan, a tecnologia aumenta a capacidade de carga em relação ao volume da bateria, além de elevar a segurança, substituindo eletrólitos líquidos por polímeros. A estrutura simplificada também reduz os custos, garante a empresa.

Em uma bateria totalmente de polímero com uma estrutura bipolar, o eletrólito líquido e os eletrodos de metal usados nas baterias convencionais são substituídos por polímeros. A parte frontal e traseira da célula da bateria são feitas de um coletor de corrente de polímero.

A expectativa é de que o uso convencional de baterias estacionárias com essa tecnologia promova o uso de eletricidade de baixo custo, como a energia renovável de painéis solares ou eletricidade comprada da rede fora do horário de pico, com um investimento inicial menor. Como resultado, as comunidades locais podem limitar o uso de eletricidade nos horários de pico e usar a energia de maneira mais estável e eficiente, além de reduzir o risco de blecautes devido a desastres ou falhas técnicas e contribuir para um fornecimento de energia mais seguro e limpo, projeta a empresa.

A Nissan começou a pesquisar e desenvolver baterias de íons de lítio no início dos anos 1990. Em 1997, lançou o modelo Prairie Joy EV, que começou a ser instalado em carros elétricos comerciais.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024