Um pacote de aceleração da indústria solar anunciado recentemente pelo governo federal alemão renovou o entusiasmo do setor de energia fotovoltaica do país. Há duas semanas, o Ministro de Assuntos Econômicos e de Ação Climática, Robert Habeck, dirigente do Partido Verde que assumiu o cargo em dezembro, anunciou a meta do novo governo de atingir capacidade fotovoltaica instalada de 200 GW até 2030, além de mais de 100 GW de capacidade eólica no mesmo período. “A Alemanha continua seu caminho para se tornar o principal mercado fotovoltaico na Europa”, declararam esta semana os organizadores da Intersolar Europe, que acontecerá em Munique de 11 a 13 de maio próximo.

O governo pretende aumentar a participação das energias renováveis de cerca de 45% para 80% do consumo bruto de energia até 2030. O programa também antecipou a eliminação do carvão da matriz para 2030 ― sob o governo anterior, a data era 2038. Além disso, o novo governo espera quebrar rapidamente as barreiras do mercado e acelerar as conexões dos sistemas fotovoltaicos à rede, bem como os procedimentos de certificação, planejamento e aprovação. O objetivo é utilizar todas as superfícies de telhado adequadas. Como previsto no acordo de coalizão do novo governo (os Verdes, os Sociais-Democratas e os chamados “Democratas Livres”), a geração de energia solar será obrigatória nos novos edifícios comerciais e “recomendada” para os novos edifícios residenciais.

"O novo governo alemão é ambicioso quanto à proteção climática e ambiental. O mundo da nova energia está agora recebendo a atenção que merece", disse em nota Markus Elsässer, CEO da Solar Promotion GmbH, coorganizada da Intersolar Europe com a FWTM GmbH & Co. Principal feira global do setor de energia solar, a exposição tem expectativa de 1450 expositores e 50 mil visitantes, reunindo ainda quatro conferências e mais três exibições paralelas: Ees Europe, de sistemas de armazenamento de energia; Power2Drive Europe, de mobilidade elétrica; e EM-Power Europe, de gerenciamento e soluções integradas para energia. Com o maior contingente de expositores, 920 empresas, e ocupando 88 mil m2 de área, a Intersolar deve atrair o maior público, em razão do cenário global favorável para a fonte solar e, agora, da influência positiva advinda de novos planos do governo alemão.

Mais informação em http://www.intersolar.de/



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024