O banco BV e a fintech de crédito Meu Financiamento Solar fecharam parceria com a ONG Gerando Falcões para instalar microusinas solares FV nas 240 casas de comunidade de baixa renda em São José do Rio Preto (SP). O local, conhecido como Favela Marte, foi escolhido para servir como modelo para o projeto batizado de Favela 3D, que visa digitalizar e modernizar essas regiões carentes do País.

No total, serão instalados, até junho de 2023, mais de mil módulos solares FV em residências e áreas comuns da comunidade. A estimativa dos mentores do projeto é de cada família conseguir economia de até R$ 6 mil por ano com a geração própria, arcando apenas com a taxa pelos serviços de distribuição à concessionária local.

Ao todo devem ser investidos R$ 58 milhões no projeto e as obras devem começar ainda neste ano, com conclusão prevista em 2023. Outra ideia do projeto, que conta também com apoio do governo estadual e da prefeitura de São José do Rio Preto, é promover cursos técnicos profissionalizantes para ensinar moradores da comunidade a instalar sistemas solares.

 



Mais Notícias FOTOVOLT



MP 1212 estende prazo para renováveis manterem subsídios

Expectativa do governo é viabilizar 34 GW em projetos. Medida provisória também antecipa recursos da Eletrobras para baixar tarifas.

11/04/2024


Brasil sobe para o sexto lugar em ranking de geração solar

Em capacidade adicionada, o levantamento da Irena aponta ainda que o País teve o quarto melhor desempenho global em 2023.

11/04/2024


SOFAR: Soluções Inovadoras para Energia Solar

A energia solar tem se destacado como uma das principais alternativas para a busca de um futuro mais sustentável e energeticamente eficiente.

11/04/2024