A Canadian Solar e a VTRM anunciam a conclusão de transação relativa ao projeto solar Jaíba V, de 635 MWp, localizado no município de Jaíba, norte de Minas Gerais. O projeto está pronto para execução, tem previsão de início de construção em 2022 e de operação comercial em 2023. Quando em operação, será um dos maiores projetos solares do País e ocupará área de 1500 hectares. Aproximadamente 40% da sua capacidade já foi comercializada através de contratos de venda de longo prazo, sendo o restante da energia destinada ao mercado livre.

Segundo a Canadian Solar, com a conclusão dessa venda, a empresa terá monetizado com sucesso 1,6 GWp de projetos solares de larga escala no Brasil e “continuará a executar e monetizar o restante de seu pipeline mais de 2,5 GW de projetos solares contratados”. Para a VTRM, a aquisição é parte da estratégia de expansão do negócio da companhia com foco na diversificação de fontes para exploração de novas vias de crescimento, trazendo mais robustez e complementaridade ao seu portfólio atual. O investimento integra o pipeline de 1,9 GW em projetos de fontes hidrelétrica e solar, bem como soluções híbridas da companhia, que foi informado ao mercado em outubro. Na ocasião, os acionistas da VTRM anunciaram a intenção de consolidar seus ativos de energia em uma única plataforma.

A VTRM Energia Participações S.A., joint venture entre a Votorantim Energia e o Canada Pension Plan Investment Board (CPP Investments), é a atual controladora da Cesp - Companhia Energética de São Paulo, com mais de 1,6 GW de capacidade de geração hídrica, e proprietária de 31 parques eólicos que somam 974 MW de capacidade instalada, 21 em operação e 10 em construção, com início de operação comercial em 2022, todos localizados na região Nordeste. A empresa também possui um pipeline de projetos de crescimento que combinam fontes hídricas, solares e eólicas, além de soluções híbridas.

A Canadian Solar é fabricante de módulos fotovoltaicos, fornecedora de energia solar e de soluções de armazenamento de energia, e desenvolvedora de projetos de FV grid scale, dos quais já construiu e conectou mais de 6,2 GWp em mais de 20 países. Atualmente tem cerca de 430 MWp de projetos solares em operação, cerca de 7 GWp em construção e mais 17 GWp de projetos em carteira.



Mais Notícias FOTOVOLT



Congresso aprova em dois dias o marco legal da geração distribuída

Nova lei, que pode ser sancionada pelo presidente da República antes do final do ano, deve impulsionar o crescimento do mercado de GD fotovoltaica no primeiro ano.

17/12/2021


Usina solar financiada com moeda digital começa as ser construída

Lançado em 15 de dezembro, projeto é o primeiro de uma série de usinas de 1 MW viabilizadas por meio de taxas de transação de moeda digital.

17/12/2021


AES lança robô pioneiro para acelerar construção de usinas solares

Empresa apresenta nos EUA o Atlas, que incorpora inteligência artificial e realiza instalação automática de módulos solares, agilizando programas de construção.

17/12/2021