Três equipes de pesquisadores do instituto alemão HZB, de Berlim, conseguiram aumentar a eficiência das células solares tandem de perovskita e silício para um novo recorde de 29,80%. O valor foi certificado oficialmente e documentado nos gráficos do norte-americano Laboratório Nacional de Energia Renovável (NREL, na sigla em inglês).

Vários grupos de pesquisadores do HZB têm trabalhado desde 2015 nos semicondutores de perovskita e de silício, combinando as tecnologias nas células solares configuradas em sistemas multicamadas empilhados (tandem). Em janeiro de 2020, o instituto havia alcançado o recorde mundial de 29,15% de eficiência com a mesma tecnologia.

No fim de 2020, porém, a empresa Oxford PV, do Reino Unido, conseguiu anunciar uma eficiência certificada de 29,52 %, recorde que agora foi quebrado de novo pelos pesquisadores do HZB, liderados pelos professores Christiane Becker, Bernd Stannowski e Steve Albrecht. A meta do grupo de pesquisa agora, segundo comunicado divulgado pelo HZB, é ultrapassar a barreira de eficiência de 30%.

Para a última conquista, foi determinante a investigação sobre o comportamento das nanoestruturas em diferentes interfaces que afetam o desempenho da célula solar tandem, que consiste em uma célula solar perovskita em cima de outra de silício. Para isso, primeiro os pesquisadores utilizaram uma simulação computacional para calcular a densidade fotocorrente nas subcélulas de perovskita e silício para diferentes geometrias com e sem nanotexturas.

Em seguida, com os dados, os cientistas produziram células solares de silício perovskita com diferentes texturas (lado esquerdo da foto), para melhorar a absorção de luz e permitir uma fotocorrente maior. Fez parte também dos esforços de pesquisa melhorias na parte de trás da célula solar tandem, que foi projetada para refletir a luz infravermelha de volta ao absorvedor de silício, com uso de refletor dielétrico (lado direito da foto).



Mais Notícias FOTOVOLT



HY Solar entra no Brasil com meta de 500 MW de módulos em 2024

Fabricante chinesa quer atuar com no máximo 12 distribuidoras; primeiro contrato de 200 MW já foi fechado.

28/03/2024


Trinity vende ativos de GD solar para a Brookfield

Acordo envolve compra de 110 MWp em projetos em vários estados e desenvolvimento conjunto entre as duas empresas.

28/03/2024


Cigre-Brasil realiza workshop sobre integração de eólicas e fotovoltaicas

Evento em Recife vai discutir desafios da integração das duas renováveis à rede.

28/03/2024