O Gecex - Comitê-Executivo de Gestão da Camex - Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia decidiu reduzir as alíquotas do imposto de importação que incidem sobre produtos ligados à produção de energia, como módulos solares, baterias de lítio e conversores c.c.. O objetivo da medida, aprovada na quarta-feira (17/11), é fomentar a diversificação da matriz energética brasileira a partir de fontes mais limpas, além de proporcionar a redução do custo de produção e comercialização de energia no País, no longo prazo.

As medidas entram em vigor sete dias após a publicação no Diário Oficial da União, prevista para esta sexta-feira, dia 19. A alíquota do imposto de importação será reduzida de 12% para 6% para módulos  solares (Nomenclatura Comum do Mercosul - NCM 8541.40.32), de 18% para 9% para determinados tipos de bateria de lítio (NCM 8507.60.00) e de 14% para 7% para conversores de corrente contínua (NCM 8504.40.30). No mesmo ato, foi reduzida também a alíquota de partes de reatores nucleares (NCM 8401.40.00), de 14% para 0%.

Segundo a secretária-executiva da Camex, Ana Paula Repezza, as ações vão beneficiar os diversos setores da economia e os consumidores finais por meio do fomento da produção e comercialização de energia através de fontes limpas de energia.



Mais Notícias FOTOVOLT



Brasil cai no ranking dos maiores mercados fotovoltaicos

Relatório da SolarPower Europe mostra que País adicionou 14,5 GWp em 2025, com queda de 23% ante o acréscimo do ano anterior

26/06/2026


211 projetos solares pedem rescisão do CUST e revogação de outorga

Solicitações de usinas FV somam 9,3 GW. Projetos eólicos (0,3 GW) e de geração térmica (1,9 GW) também pediram anistia

26/06/2026


EPE e ONS publicam requisitos para LRCAP Armazenamento

Publicação está relacionada à Portaria Normativa MME nº 136/2026, que estabeleceu as diretrizes dos leilões

26/06/2026