A Aliança Solar Internacional (ISA, na sigla em inglês) e a presidência da COP 26 divulgaram no dia 3 de novembro, dentro da programação da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, em Glasgow, na Escócia, planos para a formação da primeira rede transnacional de sistemas de energia solar, denominada Green Grids Initiative – One Sun One World One Grid (GGI-OSOWOG), ou Iniciativa Redes Verdes – Um Sol-Um Mundo-Uma Rede.

O anúncio foi acompanhado por declaração endossada por 80 países membros da ISA, batizada de One Sun. Pelo texto do manifesto, a concretização da rede, por meio de sistemas ecológicos interconectados, pode ser transformadora, possibilitando o cumprimento das metas do Acordo de Paris de prevenção de alterações climáticas, a aceleração da transição para energias limpas e a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O projeto, liderado pelos governos da Índia e do Reino Unido, e implementado pela ISA em parceria com o Banco Mundial, visa aproveitar a energia solar em qualquer lugar com incidência solar suficiente e garantir eletricidade para áreas mais carentes. A GGI-OSOWOG reunirá uma coalizão global de governos nacionais, organizações financeiras e técnicas internacionais, legisladores, operadoras de sistemas de energia e líderes mundiais.

Como principal agente do projeto, a ISA tem a meta de mobilizar US$ 1 trilhão de financiamento até 2030 para os países em desenvolvimento expandirem suas redes de energia solar, visando acesso à eletricidade, segurança energética e transição para fontes limpas. Numa primeira fase, o projeto promoverá a interconectividade dos sistemas em todo o Oriente Médio, Sul da Ásia e Sudeste Asiático. A segunda fase terá como foco centrais elétricas na África, e a terceira impulsionará as interconexões das redes sustentáveis globais.



Mais Notícias FOTOVOLT



HY Solar entra no Brasil com meta de 500 MW de módulos em 2024

Fabricante chinesa quer atuar com no máximo 12 distribuidoras; primeiro contrato de 200 MW já foi fechado.

28/03/2024


Trinity vende ativos de GD solar para a Brookfield

Acordo envolve compra de 110 MWp em projetos em vários estados e desenvolvimento conjunto entre as duas empresas.

28/03/2024


Cigre-Brasil realiza workshop sobre integração de eólicas e fotovoltaicas

Evento em Recife vai discutir desafios da integração das duas renováveis à rede.

28/03/2024