A Caixa Econômica Federal está com três novas linhas de créditos que incluem financiamentos voltados para projetos de energias renováveis e que, no geral, visem redução de insumo, de resíduos e de emissões de gases do efeito estufa. Os produtos financeiros são para pessoas físicas, empresas e para o agronegócio.

A primeira linha é de energia renovável para pessoas físicas. O crédito é destinado ao financiamento de sistemas de energia solar fotovoltaica e seus custos de instalação em residências, com taxas a partir de 1,17%. Segundo a instituição, o produto estará disponível em breve nas agências do banco. O financiamento pode ser de até 100% do projeto, limitado à capacidade financeira do cliente e seu prazo é de até 60 meses, com carência de até seis meses para o vencimento da primeira parcela. O crédito pessoal Caixa Energia Renovável será oferecido em duas modalidades: sem garantias ou com caução de aplicações financeiras de renda fixa.

A segunda linha, já disponível para contratação, é a MPE Ecoeficiência, para pessoas jurídicas e que financia a aquisição de maquinários que promovam a eficiência energética e a geração de energia mais limpa. Estão incluídas na lista de itens financiáveis sistemas de minigeração de energia por fontes renováveis ou sistemas de aquecimento solar de água, de redução de desperdício, reciclagem ou tratamento de insumos ou recursos naturais, entre outros. A linha financia até 100% do valor do bem adquirido que resulte em processo produtivo mais limpo, limitado à capacidade de pagamento da empresa. O cliente tem até seis meses de carência e até 54 meses de amortização, totalizando o prazo de até 60 meses para liquidação do empréstimo, com taxas de juros a partir de 1,09% + TR ao mês.

O terceiro produto contempla crédito rural para inovação tecnológica e iniciativas sustentáveis em propriedades rurais. São formados por duas linhas, a ABC e a Inovagro, sendo que a segunda visa financiar máquinas e equipamentos para aumentar a produtividade e eficiência e reduzir impactos ambientais. Os financiamentos do Inovagro contam com taxa de juros de 7% ao ano e prazo de até dez anos, com até três de carência, de acordo com o projeto apresentado. O valor máximo do financiamento é de até R$ 1,3 milhão por empreendimento, para pessoa física ou jurídica.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024