Três meses após chegar no mercado com o objetivo de atrair adeptos e recursos para a implementação de projetos de energia renovável, a Light DeFi assinou a compra de um terreno de 17 hectares no Ceará para a construção de uma usina fotovoltaica. A expectativa é que o projeto comece a operar no primeiro trimestre de 2022 e gere, inicialmente, 2,5 MW.

Esse primeiro projeto solar da Light DeFi será enquadrado na modalidade de geração distribuída compartilhada, por meio de cooperativa agregando consumidores residenciais e comerciais. Segundo informações da empresa à FotoVolt, a usina terá potência instalada de 3445 kWp, compreendendo 6380 módulos FV de 540 W, 220 trackers, 20 inversores de 125 kW cada e uma subestação unitária. É prevista geração anual de R$ 3 milhões em receita.

Lançada em 8 de agosto deste ano, a Light DeFi é um token (subconjunto de criptomoedas) planejado para ter parte das taxas arrecadadas na negociação destinadas a construir usinas elétricas de fontes renováveis. Segundo Germano Sales, um dos desenvolvedores da Light DeFi, a proposta é que 5% de toda transação do token seja aplicada na criação e desenvolvimento de projetos sustentáveis. “Nossa expectativa é, no futuro, aumentar a capacidade dessa primeira usina, além de construir outras pelo mundo.” Sales informa ainda que o projeto contribuirá com a economia da região, uma vez que vai gerar empregos diretos e indiretos. “A estimativa é que, na primeira parte do projeto, cerca de cerca de 80 empregos sejam criados”, afirma.

De acordo com Rocelo Lopes, especialista em blockchain e advisor da Light DeFi, a iniciativa foi motivada pelas discussões acerca do consumo expressivo de energia elétrica decorrente da mineração de criptomoedas. “O setor de energia sustentável começou a perceber a blockchain como forma de assegurar transparência aos processos e reforçar seus compromissos para o aumento da geração de energias sustentáveis e a consequente redução de emissão de poluentes”, afirmou. Hoje a Light DeFi tem mais de 20 mil usuários no mundo todo, segundo nota da empresa.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024