A fabricante norte-americana de rastreadores solares Nextracker atingiu em novembro a marca de 50 GW em fornecimentos de seus equipamentos para projetos em todo o mundo, boa parte deles em operação e outros em construção. Líder desse segmento há seis anos, segundo acompanhamento de mercado da consultoria WoodMackenzie, a empresa registra fornecimentos em 40 países.

A empresa entregou sistemas para projetos importantes, como o complexo Mohammed Bin Rashid Solar Park, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de 1 GW; o Permian Solar, no Texas (EUA), de 500 MW; o Travers Solar Plant, no Canadá, de 691 MW; o New England Solar Farm, na Austrália, de 520 MW; e o Villanueva, no México, de 835 MW.

No Brasil, os rastreadores da Nextracker estão em 12 projetos, entregues ou em construção, que somam 3 GW. Com fábrica em Sorocaba (SP), a empresa afirmou em nota que o Brasil caminha para ser o seu segundo mercado fora dos Estados Unidos. Um exemplo é o contrato assinado com a Elera Renováveis, para a fase 1 do Complexo Solar Janaúba, em Minas Gerais, para onde fornecerá 830 MW da sua tecnologia de rastreamento solar NX Horizon. O complexo deve entrar em operação em julho de 2022, com 1,2 GWp, e terá 1,5 milhão de módulos FV em 14 parques.

Em grande parte dos fornecimentos dos rastreadores, a empresa fornece softwares para os sistemas que, junto com sensores e tecnologia de inteligência artificial, consegue posicionar os módulos em ângulo ótimo para melhorar o rendimento, evitando quedas na geração em função de cobertura de nuvens ou pela sombra provocada pelas próprias fileiras de módulos. Recentemente, a Nextracker também lançou um algoritmo (Split Boost) que otimiza o rendimento de energia para módulos FV de silício de células divididas.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024