A Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica que atua em 24 municípios da Grande São Paulo, está instalando oito “árvores solares” na capital e municípios da região Metropolitana. Os equipamentos possuem design semelhante a uma planta natural e, por meio de filmes fotovoltaicos em suas “folhas”, capturam a energia solar e convertem em energia elétrica, a qual alimenta LEDs e carregadores USB para celulares e tablets.

Quatro dessas árvores já estão em operação: uma na Santa Casa de São Paulo, no bairro de Higienópolis (foto), outra no Parque do Povo, no município de Itapecerica da Serra, e mais duas no município de Rio Grande da Serra, sendo uma na unidade de pronto atendimento (UPA) e outra na prefeitura. Os demais locais serão a Universidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André, e o Hospital das Clínicas de São Paulo, com duas unidades cada. Ao todo, a Enel Distribuição São Paulo está investindo mais de R$ 350 mil no projeto.

As estruturas, com cerca de três metros de altura e pouco mais de quatro de largura cada, possuem cinco saídas USB para uso das pessoas que frequentam os locais. Devido ao seu formato, com cinco folhas e iluminação decorativa em LED, também compõem a paisagem dos ambientes.

Parte de uma iniciativa conjunta com o Governo do Estado de São Paulo, o projeto das árvores solares está sendo financiado com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica. Dede 1999, o PEE da Enel Distribuição São Paulo já investiu aproximadamente R$ 957 milhões em 394 projetos com foco no consumo consciente de energia, melhoria das instalações elétricas e ações educacionais.



Mais Notícias FOTOVOLT



MP 1212 estende prazo para renováveis manterem subsídios

Expectativa do governo é viabilizar 34 GW em projetos. Medida provisória também antecipa recursos da Eletrobras para baixar tarifas.

11/04/2024


Brasil sobe para o sexto lugar em ranking de geração solar

Em capacidade adicionada, o levantamento da Irena aponta ainda que o País teve o quarto melhor desempenho global em 2023.

11/04/2024


SOFAR: Soluções Inovadoras para Energia Solar

A energia solar tem se destacado como uma das principais alternativas para a busca de um futuro mais sustentável e energeticamente eficiente.

11/04/2024