O ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico passou a disponibilizar em seu site na internet uma nova área de pesquisa de dados históricos de geração de usinas das fontes eólicas e solares fotovoltaicas conectadas ao SIN - Sistema Interligado Nacional e que sejam programadas e/ou despachadas pelo operador. A ideia é facilitar a consulta pública com dados detalhados sob forma de gráficos.

É possível fazer pesquisas na seção sobre fator de capacidade, geração média diária e horária, evolução da capacidade instalada e sobre inserção de geração. Há também a lista completa das usinas eólicas e solares FV em operação, cuja pesquisa pode ser filtrada por escala temporal, subsistema, estado, ponto de conexão, conjunto de usinas e até mesmo por especificação do parque objeto da pesquisa.

Os dados de geração por usina ou conjunto de usinas são obtidos do histórico do Sistema de Supervisão e Controle (SSC) do ONS, agregados em base horária. No caso de usinas solares fotovoltaicas, no mês subsequente, os dados oriundos do sistema de supervisão são analisados e os períodos com falha são substituídos pelos dados recebidos da CCEE, resultando no melhor histórico possível de geração verificada. Já em usinas eólicas, o processo de consistência dos dados é feito em conjunto com os agentes.

Para subsidiar estudos elétricos e energéticos, as informações também são apresentadas em agregação por patamar de carga em duas visões: no elétrico, são separados por carga leve (0h às 7h59), média (8h às 16h59) e pesada (18h às 21h59). Já na visão energética, os intervalos horários de patamares de carga diária de energia (leve, média e pesada) são especificados por períodos do ano (maio a agosto; abril, setembro e outubro; e de novembro a março) e dias da semana (sábado, domingo e feriado; e de segunda a sexta-feira). 

O link do novo serviço do ONS é www.ons.org.br/paginas/resultados-da-operacao/historico-da-operacao/dados-de-gera%C3%A7%C3%A3o-e%C3%B3lica-e-solar



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024