A Energisa inaugurou no dia 26 de outubro um sistema isolado de energia, com base em miniusina solar FV e baterias de armazenamento, em uma comunidade ribeirinha na região amazônica do estado do Acre, a 557 km da capital Rio Branco. O projeto beneficia 200 famílias da Vila Restauração, que fica próxima à fronteira com o Peru. Garante 24 horas por dia de energia ao local e substitui antigo gerador a diesel, que até então só fornecia três horas diárias de eletricidade.

A miniusina solar FV, projetada e implementada pela Alsol, de Uberlândia (MG), tem  potência instalada de 325 kWp, com 580 módulos solares, o que deve garantir a geração de 11,9 MWh mensais. Já o sistema de armazenamento conta com quatro racks de baterias de lítio, com capacidade de 207 kWh cada um, totalizando 828 kWh, e que são instalados em contêiner com sistema de refrigeração e de prevenção e combate a incêndios.

Além disso, o sistema isolado tem dois geradores a diesel de backup, com 116 kVA cada, que serão acionados automaticamente, quando necessário, pelo sistema de gerenciamento de energia da usina. Também foram feitos investimentos em eficiência energética, com doação de eletrodomésticos mais econômicos (105 refrigeradores e 50 freezers) e troca de luminárias (1000 lâmpadas LED).  Ao todo, foram investidos R$ 20 milhões na unidade da Vila Restauração, com recursos do programa de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e  eficiência energética (PEE) Aneel da Energisa.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024