O INEL - Instituto Nacional de Energia Limpa criou uma Secretaria de Pesquisa e Desenvolvimento cujo foco principal de atuação será o fomento a tecnologias de geração distribuída e ainda a soluções de armazenamento de energia e de veículos elétricos. A secretaria ficará a cargo do ex-professor de engenharia elétrica da Unifei - Universidade Federal de Itajubá, em Minas Gerais, José Wanderley Marangon Lima (foto).

Umas das metas de trabalho será apoiar iniciativas para tornar os sistemas energético e de transportes do país mais resilientes às mudanças climáticas, segundo disse em nota o novo secretário de P&D do INEL. Para Marangon, a criação do novo posto sinaliza a preocupação do instituto com a produção de conhecimento técnico sobre o setor energético e sua divulgação na esfera pública e privada

O novo secretário é especialista em preços de energia, transmissão e distribuição e em planejamento e operação de sistemas elétricos. Graduado em engenharia elétrica pelo IME-Instituto Militar de Engenharia, Marangon é doutor em engenharia elétrica pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde também é graduado em administração de empresas. Entre 1980 e 1993, coordenou estudos de operação e planejamento na Eletrobrás e já teve passagens pela Aneel e pelo MME.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024