A EDP Renováveis anunciou investimento em uma usina solar fotovoltaica (UFV) de grande porte no País. O empreendimento, batizado de Monte Verde Solar, terá capacidade instalada de 209 MW e ficará nos municípios de Pedro Avelino, Lajes e Jandaíra, no Rio Grande do Norte.

A UFV terá participações igualitárias entre as duas empresas do grupo, a EDP Renováveis e a EDP Brasil. O projeto já está outorgado e tem garantia de conexão ao sistema de transmissão nacional. Além disso, conta com contrato de compra de energia (PPA, na sigla em inglês de power purchase agreement) de 15 anos com a EDP Comercializadora, que por sua vez já alocou esta energia em contratos no mercado livre de mesma duração.

Com previsão de entrar em operação em 2024, a usina faz parte do plano estratégico 2021-2025 da EDP de elevar sua capacidade de energia solar no Brasil em mais de 25 vezes em relação a 2020. A companhia pretende atingir a marca de 1 GWp em capacidade instalada na fonte até 2025. Com o anúncio do projeto Monte Verde Solar, o portfólio da EDP no segmento chega a cerca de 310 MWp.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024