A Sun Mobi, especializada em energia solar por assinatura, anunciou sociedade com a comercializadora GET Energy Trading, braço de comercialização de energia da gestora de investimento Prisma Capital, para ampliar a oferta de usinas solares em seus programas. No total, as empresas pretendem viabilizar empreendimentos que somam 200 megawatts (MW) nos próximos três anos. A GET Energy Trading fez um investimento direto na Sun Mobi incluindo aportes primários e secundários, passando a deter 50% de participação na empresa.

Já foram anunciados investimentos de R$ 16 milhões na ampliação da usina Wanda Maria Bueno, em Porto Feliz, SP, o que permitirá a expansão dos serviços de assinatura de energia solar para consumidores residenciais e empresariais atendidos na área de concessão da CPFL Piratininga já a partir de fevereiro de 2022.

Além da construção de novos complexos solares próprios, com foco inicial nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, a parceria prevê a contratação de usinas de terceiros, tanto existentes quanto novas, permitindo que os investidores desses ativos foquem na gestão de suas plantas, enquanto a Sun Mobi se responsabilizará pela captação e relacionamento com os consumidores finais.

Com a sociedade, a Sun Mobi, que tem dobrado sua base de clientes a cada dois anos, espera chegar a 6 mil consumidores atendidos nos próximos três anos, disse a empresa em nota. Os contratos de fornecimento de energia solar atenderão sobretudo pequenas e médias empresas, como padarias, restaurantes e comércios em geral, além de consumidores residenciais.

Uma das apostas da sociedade é reforçar o desenvolvimento de inovações e tecnologias nas áreas de eficiência energética e inteligência artificial, com ferramentas que permitem aos clientes monitorarem seu consumo de eletricidade em tempo real. Tais ferramentas também emitem alertas quando há ocorrências de pico de consumo dos aparelhos elétricos, além de gerarem relatórios com informações sobre o comportamento do usuário em relação a gastos de energia dos equipamentos.

Segundo a Sun Mobi, esse tipo de contrato de fornecimento de energia solar tem crescido exponencialmente no País, pois dispensa o investimento num sistema próprio de geração e é de fácil adesão, atraindo consumidores que se encontram em imóveis alugados, apartamentos ou que não tenham condições ou não pretendem fazer investimentos próprios.



Mais Notícias FOTOVOLT



HY Solar entra no Brasil com meta de 500 MW de módulos em 2024

Fabricante chinesa quer atuar com no máximo 12 distribuidoras; primeiro contrato de 200 MW já foi fechado.

28/03/2024


Trinity vende ativos de GD solar para a Brookfield

Acordo envolve compra de 110 MWp em projetos em vários estados e desenvolvimento conjunto entre as duas empresas.

28/03/2024


Cigre-Brasil realiza workshop sobre integração de eólicas e fotovoltaicas

Evento em Recife vai discutir desafios da integração das duas renováveis à rede.

28/03/2024