A Galp anunciou nesta quarta, 20 de outubro, que assinou contratos de aquisição e desenvolvimento de projetos solares no Brasil com capacidade total de 594 MWp. A operação envolve dois projetos solares em desenvolvimento nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, com capacidades de 282 MWp e 312 MWp, respectivamente.

Segundo a nota divulgada pela empresa, com estas transações a Galp “ganha acesso a ativos de elevada qualidade num país onde a empresa está presente há mais de 20 anos e que se encontra entre os 10 principais países no mundo com maior procura de energia e com a ambição de duplicar a sua capacidade instalada atual de geração de energia solar e eólica para 40 GW em 2030.” Os projetos deverão entrar em operação comercial antes de 2025.

Ainda segundo a nota, a aquisição insere-se na estratégia da empresa de expansão em energias renováveis, com transformação do seu perfil de negócio e redução da sua pegada de carbono. “A estratégia da Galp visa o crescimento de um portfólio competitivo de geração renovável bem como prosperar ao longo da transição energética”.

Com esta expansão de portfólio, a capacidade total de produção de energia renovável da Galp aumenta para 4,7 GW, em empreendimentos localizados em Portugal, Espanha e agora Brasil, o que representa mais um passo na ambição da empresa de ter mais 4 GW em operação até 2025 e 12 GW até 2030.

A Galp fornece soluções energéticas e de mobilidade para grandes indústrias, pequenas e médias empresas e consumidores individuais, que incluem eletricidade produzida com fontes renováveis e combustíveis fósseis, atuando ainda na extração de petróleo e gás natural em águas profundas. A empresa figura entre os principais produtores de energia elétrica de base solar na Península Ibérica e atua em 10 países do mundo.



Mais Notícias FOTOVOLT



HY Solar entra no Brasil com meta de 500 MW de módulos em 2024

Fabricante chinesa quer atuar com no máximo 12 distribuidoras; primeiro contrato de 200 MW já foi fechado.

28/03/2024


Trinity vende ativos de GD solar para a Brookfield

Acordo envolve compra de 110 MWp em projetos em vários estados e desenvolvimento conjunto entre as duas empresas.

28/03/2024


Cigre-Brasil realiza workshop sobre integração de eólicas e fotovoltaicas

Evento em Recife vai discutir desafios da integração das duas renováveis à rede.

28/03/2024