O Grupo Alexandria está apostando no desenvolvimento de usinas híbridas, que combinam energia solar e biogás tendo como alvo os produtores rurais. Segundo a empresa, a produção de eletricidade a partir de material orgânico no mesmo local de consumo, que permite reduzir perdas e custos, pode ser potencializada se combinada com sistemas fotovoltaicos, elevando o patamar de geração de energia dos produtores rurais. “Durante o dia, os painéis fotovoltaicos geram a eletricidade para o funcionamento da usina. Já os resíduos orgânicos são transformados em biogás, que é armazenado em cilindros ou grandes reservatórios para ser usado nos momentos em que não há irradiação solar, ou para abastecer caminhões e máquinas colheitadeiras, por exemplo”, explica Alexandre Brandão, CEO do Grupo Alexandria. “As usinas poderão gerar 100% de toda a energia que os produtores rurais consomem em suas fazendas, agroindústrias e granjas de forma constante e distribuída, por todo o período de funcionamento, sem interrupção”, completa.

Segundo a empresa, a integração da energia produzida com o biogás, a partir de resíduos orgânicos, com a energia solar, vai permitir menor custo, por ser produzida no mesmo local de consumo, oferta constante de energia durante o período de entressafra, menor dependência de fontes externas em períodos de seca, e destinação ambientalmente correta para os resíduos orgânicos. “Em um dos países que recebem a maior irradiação solar do planeta e que possui grandes propriedades rurais com alta produção de resíduos orgânicos, a introdução das usinas híbridas, é uma alternativa natural”, diz Brandão.

De acordo com o Grupo Alexandria, a propriedade continua gerando eletricidade mesmo no período entressafras, e pode alugar parte da usina para terceiros, mantendo uma renda constante durante todo o ano.



Mais Notícias FOTOVOLT



HY Solar entra no Brasil com meta de 500 MW de módulos em 2024

Fabricante chinesa quer atuar com no máximo 12 distribuidoras; primeiro contrato de 200 MW já foi fechado.

28/03/2024


Trinity vende ativos de GD solar para a Brookfield

Acordo envolve compra de 110 MWp em projetos em vários estados e desenvolvimento conjunto entre as duas empresas.

28/03/2024


Cigre-Brasil realiza workshop sobre integração de eólicas e fotovoltaicas

Evento em Recife vai discutir desafios da integração das duas renováveis à rede.

28/03/2024