A empresa Solar Newen Bahia Energia assinou protocolo de intenções com o governo baiano para  implantar um complexo solar fotovoltaico de 350 MW, com custo total aproximado de R$ 1 bilhão, no município de Barreiras (BA). Segundo o Acompanhamento de Implantação das Centrais Geradoras de Energia Elétrica da Aneel, o início de operação de primeira fase do complexo, que conta com oito parques solares (7 de 44,6 MW e 1 de 37,8 MW), está previsto para maio de 2023.

A previsão de geração total é de 410 mil MWh/ano. A construção deve envolver  990 trabalhadores e, quando em operação, a expectativa é de o projeto gerar 135 empregos. Segundo dados da Aneel, a Bahia tem a maior capacidade instalada atual em geração solar centralizada, com 37 UFVs em operação, com total de 1 GW de potência. Em construção, há mais 630 MW de 18 usinas. Com construção não-iniciada, mais 3,4 GW de 91 UFVs. O estado só perde em projetos futuros para Minas Gerais, que tem outorgados, entre projetos em construção e ainda não-iniciados, 10,8 GW de 251 usinas. Atualmente a potência de MG em solar centralizada é de 630 MW.

Segundo dados da SDE- Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia, os empreendimentos para geração de energia solar no estado já geraram 13 mil empregos diretos na fase de construção, apenas entre os projetos em operação. A SDE estima que sejam criados mais 47,4 mil empregos diretos na fase de construção para os parques previstos de serem instalados nos próximos anos. Em toda a cadeia produtiva, a estimativa é de geração de 30 empregos por MW instalado, 43% em empregos diretos.Com a potência atual de 1 GW, a secretaria estima que há mais de três milhões de módulos em funcionamento no estado.



Mais Notícias FOTOVOLT



Fortaleza sediará congresso mundial de energia solar

Evento da ISES e da Abens reunirá especialistas em tecnologias e políticas de energias renováveis

31/10/2025


Aneel lança sandbox para levar energia a comunidades isoladas

Iniciativa visa testes regulatórios para ampliar acesso em áreas remotas da Amazônia Legal

31/10/2025


ONS lança página sobre curtailment com painel interativo

Nova seção no site reúne dados, relatórios e painel dinâmico com informações atualizadas sobre restrições de geração.

31/10/2025