A empresa Solar Newen Bahia Energia assinou protocolo de intenções com o governo baiano para  implantar um complexo solar fotovoltaico de 350 MW, com custo total aproximado de R$ 1 bilhão, no município de Barreiras (BA). Segundo o Acompanhamento de Implantação das Centrais Geradoras de Energia Elétrica da Aneel, o início de operação de primeira fase do complexo, que conta com oito parques solares (7 de 44,6 MW e 1 de 37,8 MW), está previsto para maio de 2023.

A previsão de geração total é de 410 mil MWh/ano. A construção deve envolver  990 trabalhadores e, quando em operação, a expectativa é de o projeto gerar 135 empregos. Segundo dados da Aneel, a Bahia tem a maior capacidade instalada atual em geração solar centralizada, com 37 UFVs em operação, com total de 1 GW de potência. Em construção, há mais 630 MW de 18 usinas. Com construção não-iniciada, mais 3,4 GW de 91 UFVs. O estado só perde em projetos futuros para Minas Gerais, que tem outorgados, entre projetos em construção e ainda não-iniciados, 10,8 GW de 251 usinas. Atualmente a potência de MG em solar centralizada é de 630 MW.

Segundo dados da SDE- Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia, os empreendimentos para geração de energia solar no estado já geraram 13 mil empregos diretos na fase de construção, apenas entre os projetos em operação. A SDE estima que sejam criados mais 47,4 mil empregos diretos na fase de construção para os parques previstos de serem instalados nos próximos anos. Em toda a cadeia produtiva, a estimativa é de geração de 30 empregos por MW instalado, 43% em empregos diretos.Com a potência atual de 1 GW, a secretaria estima que há mais de três milhões de módulos em funcionamento no estado.



Mais Notícias FOTOVOLT



Começa nesta segunda, dia 18, a Intersolar South America

Evento debaterá as principais pautas do setor FV. Em paralelo, Eletrotec+EM-Power abordará normas de instalações BT, fotovoltaicas e de proteção contra raios.

14/10/2021


EDP Renováveis inaugura complexo solar em Pereira Barreto

Com 252,29 MW de potência instalada, trata-se do maior do estado de São Paulo e o quinto do país.

14/10/2021


Heineken cria programa de GD solar para bares e restaurantes

Cervejaria usará energia de fazendas solares de empresas parceiras e tem meta de adesão de 50% dos pontos de venda da marca até 2030.

14/10/2021