Uma startup de moda tecnológica, a Art by Physicist, do Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos, se uniu à empresa Armor Asca, da França, para criar roupas com energia solar, permitindo que as pessoas carreguem seus dispositivos eletrônicos em movimento. O projeto faz parte de nova coleção de roupa tecnológica da startup apresentada recentemente, vendida pelo site da empresa, que começará a ser entregue a partir de outubro de 2021.

Nessa primeira fase do projeto, serão confeccionados um sobretudo e um vestido que contam em seus tecidos com filmes orgânicos fotovoltaicos (OPV, do inglês organic photovoltaic), em forma de lótus, flexíveis e elaborados pela Armor Asca. A tecnologia permitirá o carregamento de dispositivos até 5 V em bolsos e partes especialmente desenhadas nas roupas.

O sobretudo e os tecidos de vestuário projetados pela Art by Physicist são impressos digitalmente sob demanda, usando um processo de impressão digital que evita o excesso de tecidos e usa menos água. As películas fotovoltaicas embutidas nas roupas podem ser facilmente removidas, substituídas e descartadas como qualquer outro eletrônico, segundo comunicado das empresas.

As peças fazem parte de uma coleção inovadora de e-têxteis vestíveis que inclui um casaco com autoaquecimento automático reversível, um vestido programável por WiFi, designs de tecido de LED personalizáveis e acessórios Bluetooth.



Mais Notícias FOTOVOLT



HY Solar entra no Brasil com meta de 500 MW de módulos em 2024

Fabricante chinesa quer atuar com no máximo 12 distribuidoras; primeiro contrato de 200 MW já foi fechado.

28/03/2024


Trinity vende ativos de GD solar para a Brookfield

Acordo envolve compra de 110 MWp em projetos em vários estados e desenvolvimento conjunto entre as duas empresas.

28/03/2024


Cigre-Brasil realiza workshop sobre integração de eólicas e fotovoltaicas

Evento em Recife vai discutir desafios da integração das duas renováveis à rede.

28/03/2024