A empresa alemã Sowitec anunciou investimento de R$ 5,2 bilhões em energia renovável no norte de Minas Gerais, que inclui uma usina híbrida solar-eólica e duas usinas fotovoltaicas, com início de obras previstos para 2023 e período de implantação entre dois e quatro anos.

A capacidade estimada de potência da primeira fase dos empreendimentos, com entrada em operação no fim de 2024, envolve 600 MW de geração eólica e de 520 MWp em solar. Em uma segunda etapa, com expectativa de conclusão até 2027, as potências instaladas se elevam para 1400 MW em eólicas e 780 MWp em solar.

O projeto híbrido foi batizado de Complexo de Geração de Energias Gameleiras e será instalado nos municípios de Monte Azul, Espinosa, Santo Antônio do Retiro, Rio Pardo de Minas e Mato Verde. O complexo está em processo de regularização das propriedades e obtenção de licença ambiental para a futura construção.
Já as UFVs são o projeto Minas do Sol, em Pirapora, e Presidente JK, no município de Presidente Kubitschek. Segundo a Sowitec, as obras de ambas as usinas estão em estágio avançado de desenvolvimento, com as propriedades regularizadas, medição solarimétrica de acordo com os parâmetros dos órgãos competentes e licença ambiental de implantação emitida.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024