A EDP anunciou recentemente que vai instalar uma unidade de produção de hidrogênio verde (H2V), em escala piloto de pesquisa & desenvolvimento, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), em São Gonçalo do Amarante, a 60 km de Fortaleza, no Ceará. O investimento de R$ 41,9 milhões envolve miniusina solar fotovoltaica de 3 MW de potência para alimentar de energia renovável um módulo eletrolisador com capacidade de produzir 250 Nm3/h do H2V.

Com expectativa de começar a produção no fim de 2022, o projeto, por conta da menor escala, deve ser o primeiro a entrar em operação no hub de hidrogênio verde que está sendo concebido do Porto do Pecém pelo governo estadual com outros grupos empresariais estrangeiros. Já foram assinados quatro memorandos de entendimento, com as empresas Fortescue, Enegix, Qair e White Martins, que erguerão unidades de grande porte de H2V no CIPP.

A usina é projeto de P&D da usina termelétrica Pecém, a carvão mineral, da EDP, instalada no complexo portuário e industrial. A ideia do projeto é desenvolver um roadmap com análises de cenários de escalabilidade, considerando todos os elos a jusante e montante da  produção do hidrogênio. Nesse sentido, serão analisadas a cadeia produtiva do gás, os modelos de negócios, possíveis parcerias estratégicas com indústria e empresas de serviços, a geração e armazenamento do combustível e necessidades de adaptações para uso do combustível nos diferentes modais de transporte. Por fim, a iniciativa visa atender a projeto de descarbonização da EDP, incluindo a substituição do carvão da UTE pelo H2V no futuro.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024