A finlandesa Wärtsilä foi contratada em julho para fornecer o primeiro sistema de armazenamento de energia de bateria (BESS, do inglês Battery Energy System) do maior projeto de armazenagem para formação de rede do mundo, da geradora australiana AGL Energy Limited, que ao término da sua implementação chegará a 1 GW. A primeira contratação é para um BESS de 250 MW/250 MWh e será instalado na Ilha de Torrens, no sul da Austrália, onde será alimentado por energia de ativos de fontes térmicas fósseis e de renováveis.

Responsável por 20% da capacidade de geração da rede elétrica da Austrália, com mais de 11 GW instalados, a AGL tem acordo com a Wärtsilä também para os demais sistemas a serem instalados no médio e longo prazo. O BESS na Ilha de Torrens envolve investimento superior a 100 milhões de euros e será entregue pela Wärtsilä na modalidade de EPC (do inglês engineering, procurement and construction). A expectativa é de o sistema entrar em operação no início de 2023.

Os inversores do projeto serão fornecidos pela alemã SMA Solar Technology AG, que vai entregar 109 estações de energia de média tensão.  O BESS da Wärtsilä vai operar inicialmente no modo de seguimento de rede, antes de mudar posteriormente para o modo de formação de rede (geração síncrona - VSG). Além de ser o maior projeto do mundo com essa rota, a tecnologia vai permitir tempos de resposta muito rápidos para a operação.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024