O governo do Laos e a francesa EDF assinaram, dia 12 de julho, acordo de desenvolvimento de projeto de usina solar flutuante no reservatório da hidrelétrica Nam Theun 2, na província de Khammouane, no país asiático. Com capacidade instalada de 240 MWp, a UFV ocupará área de 3,2 km2, menos de 1% da área total do reservatório.

Quando em operação, junto com a hidrelétrica de 1,08 GW de potência instalada, o empreendimento será o maior projeto híbrido com solar flutuante do mundo, segundo avaliação da operadora da UHE, a NTPC – Nam Theun 2 Power Company.  A operação conjunta permitirá o funcionamento complementar das fontes: quando houver incidência solar, a geração hidrelétrica diminuirá, com menos consumo de água, que será reservado para o período seco. Em média, haverá um ganho de 6% na geração total da instalação.

A EDF será responsável por todo o desenvolvimento, que contará ainda com a cooperação da estatal Lao Holding State Enterprise e Companhia Pública Geradora de Eletricidade da Tailândia. Após um processo licitatório do EPC previsto para ocorrer no início de 2022, as obras têm conclusão prevista para 2024.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024