Um condomínio do programa federal Minha Casa Minha Vida, em Santa Maria, no Distrito Federal, implantou um sistema solar fotovoltaico para suprir a demanda das áreas comuns. O projeto e instalação, já em operação no Condomínio Total Ville 402, ficou a cargo da franqueada da Blue Sol no DF.

Ao todo foram instalados 82 módulos fotovoltaicos, com potência total  do sistema de 28,7 kWp. Em média, serão gerados 3850 kWh/mês. Segundo a Blue Sol, a economia mensal passará de R$ 3 mil.

O investimento no condomínio, resultado de uma concorrência, foi feito com uma entrada, disponível no fundo de reserva do condomínio, e o valor restante foi dividido em 36 parcelas, com financiamento pelo Banco Santander. Ainda de acordo com a Blue Sol, as parcelas financiadas ficaram mais baixas do que o valor economizado mensalmente na conta de luz.

Em uma próxima etapa, está sendo negociado com o condomínio um projeto para instalação de sistema fotovoltaico para gerar energia para os apartamentos. A previsão é que o investimento na autogeração abata total ou parcialmente o consumo de energia elétrica da concessionária.  A Blue Sol também tem a intenção de estender o projeto para outros 10 condomínios que fazem parte do residencial de moradia popular.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024