Um condomínio do programa federal Minha Casa Minha Vida, em Santa Maria, no Distrito Federal, implantou um sistema solar fotovoltaico para suprir a demanda das áreas comuns. O projeto e instalação, já em operação no Condomínio Total Ville 402, ficou a cargo da franqueada da Blue Sol no DF.

Ao todo foram instalados 82 módulos fotovoltaicos, com potência total  do sistema de 28,7 kWp. Em média, serão gerados 3850 kWh/mês. Segundo a Blue Sol, a economia mensal passará de R$ 3 mil.

O investimento no condomínio, resultado de uma concorrência, foi feito com uma entrada, disponível no fundo de reserva do condomínio, e o valor restante foi dividido em 36 parcelas, com financiamento pelo Banco Santander. Ainda de acordo com a Blue Sol, as parcelas financiadas ficaram mais baixas do que o valor economizado mensalmente na conta de luz.

Em uma próxima etapa, está sendo negociado com o condomínio um projeto para instalação de sistema fotovoltaico para gerar energia para os apartamentos. A previsão é que o investimento na autogeração abata total ou parcialmente o consumo de energia elétrica da concessionária.  A Blue Sol também tem a intenção de estender o projeto para outros 10 condomínios que fazem parte do residencial de moradia popular.



Mais Notícias FOTOVOLT



LRCAP com teto baixo reforça espaço para baterias

Leilão de térmicas em março tende a impulsionar certame de armazenamento, analisa CELA

13/02/2026


BNDES financia fábrica de baterias da WEG em SC

Projeto de R$ 280 milhões amplia produção nacional de BESS

13/02/2026


EPE mapeia ensino e pesquisa em hidrogênio no Brasil

Levantamento reúne 97 instituições e 153 iniciativas no país

13/02/2026