A Tópico, empresa de locação e venda de galpões lonados, desenvolveu um sistema de fornecimento de energia para armazéns por meio de módulos solares, possibilitando inclusive a instalação em galpões localizados em regiões remotas, onde a rede elétrica não chega e a armazenagem de produtos ficava impossibilitada. 

A solução off-grid usa conversão solar fotovoltaica e transferência da energia para uma central, onde é armazenada em baterias para posterior distribuição às cargas do galpão, como luminárias de tecnologia LED ou vapor metálico, climatizadores e outras, de acordo com o tipo de produto dos armazéns.

O sistema pode ser montado em galpões novos ou já existentes na modalidade de aluguel. Segundo o CEO da Tópico, Arthur Lavieri, este é o “maior projeto ambiental no segmento de infraestrutura flexível do mercado, uma solução desenvolvida para proporcionar mais economia e sustentabilidade para o setor de armazenagem”.

Fundada há mais de 40 anos, a Tópico tem mais de 2,5 milhões de m² instalados de infraestruturas flexíveis. Tem fábrica e centro de distribuição em Embu das Artes, São Paulo, e filiais em quatro cidades.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025