A Tópico, empresa de locação e venda de galpões lonados, desenvolveu um sistema de fornecimento de energia para armazéns por meio de módulos solares, possibilitando inclusive a instalação em galpões localizados em regiões remotas, onde a rede elétrica não chega e a armazenagem de produtos ficava impossibilitada. 

A solução off-grid usa conversão solar fotovoltaica e transferência da energia para uma central, onde é armazenada em baterias para posterior distribuição às cargas do galpão, como luminárias de tecnologia LED ou vapor metálico, climatizadores e outras, de acordo com o tipo de produto dos armazéns.

O sistema pode ser montado em galpões novos ou já existentes na modalidade de aluguel. Segundo o CEO da Tópico, Arthur Lavieri, este é o “maior projeto ambiental no segmento de infraestrutura flexível do mercado, uma solução desenvolvida para proporcionar mais economia e sustentabilidade para o setor de armazenagem”.

Fundada há mais de 40 anos, a Tópico tem mais de 2,5 milhões de m² instalados de infraestruturas flexíveis. Tem fábrica e centro de distribuição em Embu das Artes, São Paulo, e filiais em quatro cidades.



Mais Notícias FOTOVOLT



Importação e preço de equipamentos solares seguem em alta

Segundo a consultoria Greener, importação de módulos cresceu 192,5% no segundo trimestre e o preço médio 10% desde dezembro de 2020.

29/07/2021


Paraná cadastra empresas e profissionais especializados em solar FV

Iniciativa faz parte de política pública de estímulo ao uso de energia renovável nas áreas rurais do estado.

29/07/2021


Laos constrói maior usina híbrida solar flutuante-hídrica do mundo

Projeto a cargo da francesa EDF contempla UFV flutuante de 240 MWp em reservatória de UHE de 1,08 GW.

29/07/2021