As fundações filantrópicas Ikea e Rockefeller anunciaram a criação de uma plataforma global de US$ 1 bilhão para combater as mudanças climáticas e a chamada pobreza energética. A ideia é reduzir 1 bilhão de toneladas de emissões de gases de efeito estufa e impactar positivamente a vida de 1 bilhão de pessoas com energia renovável distribuída, em minirredes ou soluções off-grid em áreas carentes no mundo.

A nova plataforma global supervisionará os fundos combinados das duas organizações e pretende, com os projetos, fornecer energia limpa e confiável para os 800 milhões de pessoas em todo o mundo que não têm eletricidade e para outros 2,8 bilhões que têm acesso não confiável.

Segundo as entidades, embora o financiamento para apoiar a transição energética tenha aumentado em nível global, muitas economias emergentes ainda dependem de fontes de energia não confiáveis e poluentes. “Com a criação de uma plataforma para implantar capital de forma mais eficiente e em escala que apoie a expansão de projetos locais de energia renovável, os governos serão mais capazes de atingir as metas de eletrificação e desenvolvimento renováveis”, afirmaram em nota.

Para facilitar o investimento conjunto, a Fundação Rockefeller incubará a plataforma na RF Catalytic Capital Inc, que a fundação lançou em 2020 e que visa agilizar a ação de investidores e governos na combinação de recursos para expandir globalmente iniciativas filantrópicas.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024