A Shanghai Electric concluiu em maio o primeiro teste hidrostático de um dos tanques para armazenamento de sal fundido, empregado em sistemas de geração heliotérmica (ou CSP, do inglês concentrated solar power), da quarta fase do parque solar híbrido Mohammed bin Rashid Al Maktoum, de 950 MW, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Além de 250 MW de capacidade instalada fotovoltaica, o parque tem ainda 750 MW de capacidade de geração heliotérmica: uma usina-torre de energia solar concentrada (CSP) de 100 MW e três usinas de calhas parabólicas CSP de mais de 200 MW cada.

O sistema de tanques de sal fundido permite a geração de energia em dias nublados ou longas noites após o pôr do sol, com alta eficiência operacional e baixo custo de capital por kWh. Durante o dia, o sal fundido circula para um trocador de calor de um tanque frio para absorver o calor de um óleo em alta temperatura. O sal fundido aquecido pode então ser armazenado em um tanque quente isolado que, posteriormente, envia o líquido para alimentar turbinas a vapor à noite ou em condições climáticas desfavoráveis.

O primeiro tanque testado é um dos oito previstos e tem 45 metros de diâmetro e capacidade para armazenar 25 mil metros cúbicos de sal fundido. Os testes hidrostáticos foram feitos com a ajuda de caminhões-pipa que transportaram e despejaram água em tanques provisórios, para daí ela ser bombeada para o tanque principal. Os resultados foram considerados positivos, o que permitiu à Shanghai Electric dar continuidade ao projeto com a construção de tubulação por onde o sal fundido passará dentro da torre de CSP, que tem 260 metros de altura, considerada a mais alta do mundo com a tecnologia.

O armazenamento combinado de energia térmica da torre solar e das usinas de calha parabólica permitirá disponibilidade de entrega de energia ininterrupta, no qual cada usina de calha parabólica terá capacidade de armazenamento de energia de 13,5 horas, e a torre de até 15 horas.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024