O comissionamento é fundamental para se validar o projeto, a execução e os equipamentos dos sistemas fotovoltaicos, garantindo a segurança e os níveis esperados de geração de energia. Mas de que, exatamente, ele consiste? Basta realizar ensaios? E que ensaios são esses? Quais as etapas do comissionamento? Como realizar as inspeções nos lados c.a. e c.c.? E como fica a documentação da instalação? No próximo dia 10 de junho, quinta-feira, os especialistas Vinícius Ayrão e João Cunha vão examinar todos esses aspectos no webinarEnergia solar – O comissionamento das instalações fotovoltaicas”. Os dois convidados também vão apresentar e debater com o púbico a realidade de atividade de comissionamentos de plantas FV hoje no Brasil e como estão nossas instalações solares em termos de segurança e eficiência. Para participar, basta se inscrever via este link.

O engenheiro eletricista Vinicius Ayrão Franco tem mais de 20 anos de experiência em instalações elétricas de MT e BT e entradas de energia, e desde 2016 dedica-se a instalações elétricas fotovoltaicas, desenvolvendo projetos de minigeração para vários empreendimentos. O também engenheiro eletricista João Gilberto Cunha é diretor da empresa Mi Omega Engenharia, projetista, consultor e professor na área de instalações elétricas, autor de livros e diversos artigos técnicos sobre instalações e sistemas fotovoltaicos, inclusive nas revistas FotoVolt e EM - Eletricidade Moderna, e palestrante renomado na área.

Este será o 37º webinar realizado pelas revistas FotoVolt e EM da Aranda Editora. Iniciados em maio do ano passado, esses eventos compõem um rico acervo de informações atualizadas e de qualidade sobre variados temas da engenharia elétrica, abordados por especialistas renomados, com especial atenção para as instalações solares fotovoltaicas. Alguns dos temas já contemplados nessa área foram “Aterramento e a conexão com a rede de geradores fotovoltaicos em telhados”,  “Aterramento em usinas solares fotovoltaicas”, “Proteção contra raios em usinas FV”, “Monitoramento e gerenciamento de energia em usinas FV”, e  “Raios: O modelo eletrogeométrico pode ser aplicado a usinas FV de todos os portes?”.

Estes e todos os demais webinars estão gravados e disponíveis na íntegra, com livre acesso, no canal de Youtube da Aranda Eventos:  https://www.youtube.com/playlist?list=PLUR9G_mGGGNDlxNA2kQLmEr4vQsM3mfP9

Novamente: As inscrições gratuitas para assistir e participar de “Energia solar – O comissionamento das instalações fotovoltaicas”, na próxima quinta-feira, 10 de junho, às 18h00, podem ser feitas em https://oferta.arandanet.com.br/37o-webinar-em.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024