O laboratório especializado em testes para a indústria solar e de armazenamento de energia Pvel - PV Evolution Labs, dos EUA, publicou seu placar anual de confiabilidade de módulos FV com a lista dos modelos e fabricantes de melhor desempenho. Batizado de “Módulo PV 2021”, o placar qualificou 117 tipos de modelos de módulos FV e nomeou 26 fabricantes, que foram avaliados e considerados por testes da Pvel como os melhores do mercado.

Na análise geral dos testes, o relatório do laboratório elogia a adoção pelos fabricantes de avanços técnicos que aumentaram a produção de energia dos módulos e reduziram o custo da energia solar. No entanto, para a Pvel, problemas de confiabilidade identificados podem comprometer esses ganhos de desempenho em campo: um em cada três fabricantes participantes falhou em implementar controles básicos de qualidade que protegem os usuários finais de falhas de segurança.

Apesar do aumento de capacidade de fabricação de módulos sem precedentes na história, o laboratório alerta para os riscos inerentes ao rápido crescimento do mercado. Durante os testes, foram encontradas falhas de segurança evitáveis. Um em cada três fabricantes testados demonstraram falhas por conta de defeitos na caixa de junção, contra um em cada cinco em 2020. A maioria dessas falhas foi observada antes dos testes.

Em sua sétima edição, o estudo fornece ainda recomendações para aquisição de módulos com base em dados do laboratório e testes de campo e pesquisa da Pvel. São resumidos resultados do Programa de Qualificação de Produtos de Módulo Fotovoltaico (PQP), um regime abrangente de testes estabelecido pela Pvel em 2012 para fornecer dados empíricos para benchmarking de fornecedores de módulos e produção de energia em nível de projeto e modelos financeiros.

Para acessar a avaliação do laboratório acesse o link www.modulescorecard.pvel.com



Mais Notícias FOTOVOLT



HY Solar entra no Brasil com meta de 500 MW de módulos em 2024

Fabricante chinesa quer atuar com no máximo 12 distribuidoras; primeiro contrato de 200 MW já foi fechado.

28/03/2024


Trinity vende ativos de GD solar para a Brookfield

Acordo envolve compra de 110 MWp em projetos em vários estados e desenvolvimento conjunto entre as duas empresas.

28/03/2024


Cigre-Brasil realiza workshop sobre integração de eólicas e fotovoltaicas

Evento em Recife vai discutir desafios da integração das duas renováveis à rede.

28/03/2024