Em parceria com a Faro Energy, a operadora de telecomunicações Tim está ampliando seu projeto de geração solar distribuída. Até o fim do primeiro semestre, serão mais 15 usinas solares para abastecimento de sua infraestrutura de rede, no Distrito Federal e em mais cinco estados, com potência instalada total de 25 MWp, para gerar créditos de compensação de energia para 977 antenas e torres da operadora no Nordeste e Centro-Oeste.

A Faro é responsável pelo investimento de mais de R$ 100 milhões e pela construção, operação e manutenção das usinas. Dez já estão em operação, atendendo unidades consumidoras da Tim na Paraíba, Pernambuco, Ceará e no Tocantins. Outras cinco, localizadas no Distrito Federal e Rio Grande do Norte, estão em estágio avançado de construção, com entrega prevista para junho. A expectativa é produzir mais de 45 GWh por ano quando todas as usinas estiverem em operação.

Das 10 usinas que já estão operando, três estão na microrregião de Canindé, no Ceará (na foto, a UFV Monte Alto III), duas na região de Sousa-Cajazeiras, na Paraíba, duas na microrregião de Pajeú, Pernambuco, e uma em cada uma das seguintes microrregiões: Salgueiro (PE), Itaparica (PE) e Miracema do Tocantins (TO). Estão em construção as usinas Riacho Fundo I, Riacho Fundo II e Riacho Fundo III, em Mossoró (RN), e as usinas Ponta do Céu III e Ponta do Céu VI, no Distrito Federal.

A Tim já conta com 34 usinas em operação e tem meta de chegar a 60 até o fim de 2022, com uma geração mensal equivalente ao consumo de uma cidade de 150 mil habitantes.

 



Mais Notícias FOTOVOLT



HY Solar entra no Brasil com meta de 500 MW de módulos em 2024

Fabricante chinesa quer atuar com no máximo 12 distribuidoras; primeiro contrato de 200 MW já foi fechado.

28/03/2024


Trinity vende ativos de GD solar para a Brookfield

Acordo envolve compra de 110 MWp em projetos em vários estados e desenvolvimento conjunto entre as duas empresas.

28/03/2024


Cigre-Brasil realiza workshop sobre integração de eólicas e fotovoltaicas

Evento em Recife vai discutir desafios da integração das duas renováveis à rede.

28/03/2024