O corte de pico de demanda (peak shaving) associado a sistemas de armazenamento por baterias vem sendo aplicado em vários países, para redução dos custos de energia elétrica na indústria e no comércio. Na próximo dia 27, no webinar “Baterias: Cortando custos de energia com o uso de sistemas de armazenamento”, o especialista Luan Leão Glória, que atua na Europa, onde a solução está em alta, vai apresentar e discutir aspectos como a análise criteriosa do perfil de carga, essencial para o sucesso do projeto, e o uso de algoritmos para o correto dimensionamento das baterias.

Engenheiro elericista pela UFMG e mestre em Engenharia de Potência pela Universidade Técnica de Munique (Alemanha), Luan Leão Glória é, desde 2020, gerente de projetos na ABO Wind AG (Wiesbaden, Alemanha). Atua nos mercados alemão, finlandês e irlandês. Dedica-se principalmente à avaliação de mercado para sistemas de peak-shaving e sistemas autônomos.

Este será o 36º webinar realizado pelas revistas Fotovolt e EM - Eletricidade Moderna da Aranda Editora. Iniciados em maio do ano passado, os webinars compõem um rico acervo de informações atualizadas e de qualidade sobre variados temas da engenharia elétrica, abordados por especialistas renomados em suas áreas. Alguns dos temas já contemplados são: aterramento e proteção contra choques em instalações elétricas, aterramento em usinas fotovoltaicas, a revisão da NR 10, a revisão da norma de proteção contra descargas atrmosféricas, proteção contra raios em instalaçoes FV, instalações e segurança em atmosferas explosivas, eficiência energética, qualidade da energia e proteção contra surtos. Recenntemente, houve uma série de seis episodios sobre o tema “Subestações”, que tratou de curto-circuito, regulamentação e normalização, aterramento de cabines primárias, segurança e confiabilidade, disjuntores a vácuo e a SF6,  e operação & manutenção. Os mais recentes, realizados em 13 e 20 de maio, versaram respectivmente sobre grupos geradores para condomínios, e sobre instalações elétricas aparentes com conduletes e eletrodutos metálicos.

Todos os webinars estão gravados e disponíveis na íntegra, com livre acesso, no canal de Youtube da Aranda Eventos:  https://www.youtube.com/playlist?list=PLUR9G_mGGGNDlxNA2kQLmEr4vQsM3mfP9

 As inscrições gratuitas para participar de “Baterias: Cortando custos de energia com o uso de sistemas de armazenamento”, na próxima quinta-feira, 27 de maio, podem ser feitas em https://oferta.arandanet.com.br/36o-webinar-em.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024