Está em fase final de testes uma fábrica itinerante de processamento de açaí, montada em uma balsa movida a energia solar e baterias e que navegará pelas calhas dos rios Solimões, Japurá, Juruá, Purus e Madeira, no Amazonas.  Batizada de Balsa-Açaí, o projeto é da Transportes Bertolini e da Valmont Solar e terá capacidade de processar 20 toneladas de frutos e 12 toneladas de polpa congelada por dia, além de armazenar 300 toneladas em sua câmara frigorífica.

A energia solar será instalada na estrutura de 2 mil metros quadrados da embarcação, com 675 módulos solares JA Solar, de 390 W cada. Já as baterias foram fornecidas pela BYD, e o modelo adotado foi o B-BOX- PRO 13,8 kWh, para sistemas off-grid.  Neste projeto, estão sendo utilizadas 64 unidades B-Box, com capacidade total de 883 kWh de armazenamento. Esse é o maior projeto off-grid com baterias BYD B-BOX no mundo, segundo a BYD.

Com um investimento próximo dos R$ 20 milhões, a fábrica deve permanecer em testes até o segundo semestre deste ano. Além da autossuficiência energética, a embarcação conta ainda com uma estação de tratamento de efluentes capaz de tratar 15 mil litros de rejeito por hora, que serão descartados com alta qualidade nos rios.  A meta da fábrica é faturar R$ 5 milhões anuais e contribuir com a renda das comunidades ribeirinhas, criando 50 empregos diretos.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024