A operadora de telecomunicações Tim está implementando um programa de uso de energia solar para expandir sua cobertura de 4G para áreas remotas, com estrutura de rede elétrica deficiente ou ausente. Batizado de SkyCoverage, o projeto já em implantação desde o início de 2021 envolve a instalação de painéis solares com estruturas simplificadas para conectar torres e antenas.

Com meta de cobrir 100% dos munícipios com 4G no Brasil até 2023, a ideia com a geração off-grid é oferecer conectividade 4G em 700 MHz atendendo localidades que hoje não têm sinal de internet ou telefonia. A partir de antenas de infraestrutura simplificada, com torre estaiada e de menor custo, será possível distribuir o sinal mesmo onde não há rede elétrica. Atualmente a cobertura da empresa atende 4121 cidades no País.

Além dos painéis off-grid, a operadora também conta com projetos de geração distribuída para obter créditos de compensação de energia em suas unidades consumidoras. Há em operação, em contratos com geradores, 34 usinas dedicadas para o projeto, entre solares, PCHs e a biogás, conectadas a redes de 18 distribuidoras. No momento, a Tim está avaliando propostas para várias usinas de menor capacidade, mas que, combinadas, abastecerão aproximadamente 7 mil antenas e lojas em 11 Estados brasileiros, com volume total de 14 GWh por mês.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024