Uma parceria público-privada (PPP) do governo do Piauí, com investimento de R$ 150 milhões, vai colocar em operação no estado oito miniusinas solares fotovoltaicas de 5 MW cada até o fim deste ano. O projeto envolve três concessões públicas, cedidas a dois consórcios ― Energia Sustentável e Em-Energia ― e a uma empresa, a Brenge Par, que se tornaram responsáveis pela construção, operação, manutenção e gestão das miniusinas em contratos de 25 anos.

Com a energia de origem solar injetada na rede da distribuidora Equatorial, que vai gerar créditos a serem compensados nas contas de órgãos públicos, o estado piauiense estima uma redução mensal de 23% nos atuais gastos com eletricidade em suas unidades consumidoras. Isso deve equivaler a uma economia superior a R$ 10 milhões por ano.

As miniusinas serão implementadas nas cidades de Caraúbas, Cabeceiras do Piauí, Curralinhos, Barras e Canto do Buriti. A expectativa do governo é de que 90 mil pessoas residentes nos municípios sejam beneficiadas direta e indiretamente pelas obras durante este ano, com empregos gerados na implementação e na operação das miniusinas.

Faz parte do escopo das usinas o uso de trackers para alterar a angulação dos painéis para aproveitamento mais eficiente da luz solar, o que gera expectativa de produção de energia 30% superior em comparação com sistemas convencionais fixos. Além das miniusinas, as concessionárias deverão implantar, em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), um centro de pesquisa e de formação técnicas em energias renováveis.

A ideia é aproveitar o potencial de geração do Piauí, que segundo dados da Aneel conta hoje com 29 UFVs em operação, com 1 GW, e mais 47 usinas solares de grande porte outorgadas, em construção ou não, com mais 1,9 GW a serem acrescentados nos próximos anos. Em geração distribuída, também segundo a Aneel, o estado conta com 111,9 MW instalados, com 9329 micro e miniusinas, em sua maioria da fonte solar.



Mais Notícias FOTOVOLT



HY Solar entra no Brasil com meta de 500 MW de módulos em 2024

Fabricante chinesa quer atuar com no máximo 12 distribuidoras; primeiro contrato de 200 MW já foi fechado.

28/03/2024


Trinity vende ativos de GD solar para a Brookfield

Acordo envolve compra de 110 MWp em projetos em vários estados e desenvolvimento conjunto entre as duas empresas.

28/03/2024


Cigre-Brasil realiza workshop sobre integração de eólicas e fotovoltaicas

Evento em Recife vai discutir desafios da integração das duas renováveis à rede.

28/03/2024