Uma cervejaria australiana, a Victoria Bitter, controlada pela japonesa Asahi desde 2020, criou um programa de troca de excedentes de créditos de energia solar por engradados de cerveja. A iniciativa, batizada de Solar Exchange, permite que cada crédito de 30 dólares australianos (cerca de 131 reais), gerado por consumidores residenciais, seja trocado por um engradado com 24 garrafas. A cervejaria faz a entrega em domicílio.

O programa é inicialmente para clientes residenciais com microusinas de até 6 kWp conectadas à rede em Nova Gales do Sul, Queensland, Victoria ou Austrália do Sul. A promoção é limitada a 30 engradados por ano e, nessa primeira fase, será válida até 31 de março de 2022, com número de adesões limitado. Para poderem efetuar as trocas, os clientes precisam se filiar à comercializadora varejista de energia Diamond Energy e utilizar uma plataforma de software movida a blockchain chamada Power Ledger.

A promoção faz parte da estratégia de sustentabilidade da nova controladora, a Asahi, que tem meta de se tornar totalmente alimentada por energia renovável até 2025. Antes da aquisição, a própria empresa australiana fundadora da marca de cerveja, a Carlton & United Breweries, já havia assinado um contrato de compra de energia (PPA) de 12 anos para adquirir 74 mil MWh por ano de energia solar.



Mais Notícias FOTOVOLT



Maioria dos módulos fotovoltaicos não entrega potência declarada

Conclusão é resultado de testes da TÜV Rheinland na Ásia e na Europa, que identificaram desacordo em 65,7% dos analisados.

06/06/2025


Brasil chegou a 88,2% de renováveis na matriz em 2024

Segundo o Balanço Energético Nacional 2025, o destaque é a evolução das fontes solar e eólica, que juntas alcançaram 24% da geração total do ano passado.

06/06/2025


Pesquisa promete levar células tandem para a produção em larga escala

Novo processo em duas etapas conseguiu depositar células de perovskita em células de fundo de silício, o que deve viabilizar a produção em larga escala.

06/06/2025