A potência instalada mundial de sistemas solares fotovoltaicos deve crescer 27% em 2021, segundo relatório da consultoria IHS Markit, que projeta até o fim do ano 181 GW de novas instalações FV. O incremento será liderado principalmente pelo desempenho da China, que caminha para superar 60 GW implantados em 2021, pelos Estados Unidos, que instalarão 27 GW, e pela Índia, com 12 GW instalados no ano.

A taxa de crescimento puxada pela forte demanda, segundo o relatório, é especialmente significativa por conta da conjuntura desfavorável, com aumento dos preços dos módulos e dos custos de frete. A previsão é de ocupação total dos fabricantes de módulos no primeiro semestre do ano, mas sem gargalos materiais que prejudiquem a previsão de crescimento para 2021.

Embora a expectativa seja a de que os preços dos módulos permaneçam mais altos do que os registrados em 2020, a IHS Markit confia no crescimento da demanda global até o segundo semestre. A manutenção de valores altos dos módulos se deve a picos de preços para alguns materiais importantes, incluindo polissilício, cobre e aço, que pressionam o custo dos fabricantes.

Mesmo que os custos de algumas matérias-primas, como o vidro, comecem a diminuir no segundo trimestre, o impacto para a redução dos preços será limitado em razão da forte demanda na China e em outros mercados a partir de maio.

Segundo a IHS, pesa também na pressão sobre os preços o fato de a cadeia de fornecimento solar estar entrando em nova fase, com maior foco em rentabilidade, liderança tecnológica e consolidação. No último caso, o maior exemplo é que em 2020 aproximadamente 72% dos módulos foram produzidos pelas 10 maiores empresas. Além dos altos custos de produção, a pressão dos investidores para aumentar a rentabilidade ― a maioria das principais empresas é listada em bolsa ― também estimulam a manutenção dos preços altos.



Mais Notícias FOTOVOLT



HY Solar entra no Brasil com meta de 500 MW de módulos em 2024

Fabricante chinesa quer atuar com no máximo 12 distribuidoras; primeiro contrato de 200 MW já foi fechado.

28/03/2024


Trinity vende ativos de GD solar para a Brookfield

Acordo envolve compra de 110 MWp em projetos em vários estados e desenvolvimento conjunto entre as duas empresas.

28/03/2024


Cigre-Brasil realiza workshop sobre integração de eólicas e fotovoltaicas

Evento em Recife vai discutir desafios da integração das duas renováveis à rede.

28/03/2024