Foi instalada na pequena Ilha do Campeche, em Florianópolis (SC), uma microusina solar FV de 5,94 kWp, com 18 módulos solares, três controladores de carga e um conjunto de 48 baterias capaz de ser carregado em três horas. Do portfólio da brasileira Intelbras, o sistema atende toda a demanda energética da ilha e vai substituir quase totalmente um gerador a diesel, que só será utilizado em momentos de emergência e em períodos de muito pouca incidência de luz solar.

O sistema off-grid na ilha de 1,6 quilômetro de extensão (e com praticamente mesma distância da fronteira praia do Campeche, na Ilha de Santa Catarina), foi iniciativa da Associação Couto de Magalhães de Preservação da Ilha do Campeche (Acompeche), responsável pela conservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental do local. O sistema solar e de baterias foi implantado pela empresa catarinense Setta Sul - Soluções Sustentáveis.

Antes do novo sistema, operava no local desde 2006 uma outra microusina solar, que abastecia parte da demanda da ilha mas que foi desativada em 2019 por apresentar problemas. A partir daí o gerador a diesel foi novamente acionado para suprir de energia o local.  Após pesquisa de mercado por fornecedores, a associação decidiu pelas soluções em energia solar disponíveis no portifólio da Intelbras, grupo com matriz em São José, município vizinho a Florianópolis.

Com o gerador a diesel, a ilha só conseguia ter energia durante algumas horas do dia e permanecia escura e sem eletricidade durante as noites. Com o novo sistema com armazenamento por baterias, o local passou a ter iluminação 24 horas por dia e alimentar refrigerador para conservar alimentos perecíveis. O custo operacional do sistema também caiu muito, por conta da não-necessidade de compra frequente de diesel.

Tombada em 1998 pelo Iphan  - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a Ilha do Campeche possui a maior concentração de oficinas líticas e gravuras rupestres do litoral brasileiro, além de ser um dos paraísos naturais mais exuberantes do Brasil. Além disso, possui ruínas de armação de baleia datadas de 1772, de acordo com o Iphan.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024